Vereadores visitam Centro Educacional Jean Piaget

Na tarde desta quarta-feira, 10 de maio, a Escola do Legislativo realizou o primeiro trabalho do Programa Cidadania e Democracia nas Escolas. A escola visitada foi o centro educacional Jean Piaget e o encontro contou com a presença dos vereadores Ademir Silva, Cleitinho Azevedo, Janete Aparecida, Marcos Vinícius, Raimundo Nonato, Sargento Elton, Zé Luiz da Farmácia.

Ao início da atividade, cada vereador se apresentou, disse seus anseios como representante do povo e ressaltou a importância de questões como o respeito, a cidadania, a honestidade e a democracia. Além disso, os alunos da turma de 5º ano tiveram a oportunidade de fazer perguntas para os vereadores sobre temas como a elaboração de leis, a conservação dos bens públicos e as atividades dos parlamentares.

Após esse momento, foi feito um trabalho de política e cidadania conduzido pela equipe da Escola do Legislativo. Os estudantes entenderam a importância de conhecer a política, ao invés de apenas criticar e demonstrar desinteresse pelo tema, e puderam conhecer o que um vereador pode ou não pode fazer. Além disso, eles aprenderam que é necessário ter pensamento crítico, para que sejam cidadãos ativos na sociedade e não somente pessoas que agem pelos interesses de outros.

Ao final, a professora Aparecida, responsável pela turma, recebeu o kit da Escola do Legislativo contendo Lei Orgânica Municipal, Constituição Federal, Plano Decenal de Educação de Divinópolis, Livro A História dos Símbolos Nacionais e o painel O que um vereador pode e não pode fazer?, que foi afixado na sala de aula e será apresentado pelos próprios alunos aos outros estudantes da escola.

O Programa Cidadania e Democracia nas Escolas continua no próximo dia 22, quando a Escola Municipal João Severino de Azevedo receberá a visita dos vereadores e da Escola do Legislativo. Se você deseja que sua escola também receba o projeto, fale conosco clicando aqui.

Texto: Samuel Marques | Foto: Artur Charles