Segundo módulo do Curso de Oratória trata de expressão corporal e facial

Na tarde desta quarta-feira, 3 de maio, foi realizado o segundo módulo do Curso de Oratória, ministrado pelo Professor Elmo Fernandes. Esta etapa foi destinada, principalmente, aos recursos de expressão corporal e facial que podem ajudar o orador a desenvolver melhor sua fala.

De acordo com o professor, a expressão corporal é tão importante, que até mesmo quando o orador ainda não se pronunciou, várias características de sua personalidade podem ser identificadas pela plateia. Fatores como incômodo, timidez ou ansiedade podem ser detectados pela postura da pessoa. Além disso, quando o falante se mostra descontraído, tem maiores chances de agradar sua plateia.

A expressão facial, por sua vez, é um recurso que ajuda a reforçar o conteúdo que está sendo dito e, também, a criar vínculo com o espectador. O rosto deve demonstrar reprovação, caso o orador fale sobre algo negativo, e aprovação, caso seja algo animado ou alegre. Além disso, é extremamente importante, de acordo com o Professor Elmo Fernandes, encerrar o discurso com um sorriso, para criar empatia com a plateia.

Após as lições da tarde, foi realizada uma atividade prática com os participantes do curso. Todos tiveram que se dirigir à Tribuna Livre da Câmara e discorrer em poucas palavras sobre uma mensagem. Foi momento importante, no qual o professor corrigiu a postura dos participantes, a forma de articular as palavras, os gestos e a expressão facial.

O terceiro módulo do Curso de Oratória será realizado no próximo dia 12, às 13h30min.

Texto: Samuel Marques | Foto: Artur Charles