Escola Municipal João Severino de Azevedo recebe Programa Cidadania e Democracia nas Escolas

Na manhã desta segunda-feira (22), professores, funcionários e mais de 200 estudantes da Escola Municipal João Severino de Azevedo, no bairro Davanuze, receberam a equipe da Escola do Legislativo e os Vereadores Ademir Silva, Janete Aparecida, Raimundo Nonato e Nêgo do Buriti em mais uma visita do programa Cidadania e Democracia nas Escolas.

Logo no início, o Procurador da Câmara e Diretor da Escola do Legislativo, Roberto Franklin, esclareceu os principais pontos sobre as funções de um vereador e sobre a importância de conhecer as diferenças entre as competências dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Faz parte da cidadania conhecer o que é política de verdade e saber diferenciá-la da politicagem, de modo que tal conhecimento permite que o cidadão saiba escolher bem quem o representará.

O segundo momento da manhã foi a palavra dos parlamentares, iniciando pelo Vereador Ademir, o qual citou a responsabilidade que é ter sido eleito com número expressivo de votos, o que mostra que a população confiou em si e que o bom vereador é aquele que não trai a confiança do cidadão. O segundo vereador a se pronunciar, Nego do Buriti, deixou clara a sua intenção de estar sempre aberto às necessidades da população.

O Vereador Nonato ressaltou a importância do conhecimento sobre política e da aproximação cada vez maior entre comunidade e Poder Legislativo, visto que essa aproximação permite que o Vereador esteja sempre atento aos anseios da comunidade e traz a população para o espaço da Câmara Municipal. Por fim, a Vereadora Janete Aparecida mostrou para as crianças e os adolescentes que atos que muitas vezes são realizados dentro da escola, como furar filas ou colar em provas, podem ser caracterizados como corrupção. É importante que o cidadão cobre honestidade de seus políticos, mas é igualmente importante que cada um seja honesto no dia a dia.

O terceiro momento do encontro foi a abertura para perguntas dos estudantes e professores. Dentre questionamentos sobre questões relacionadas à situação de calamidade financeira do município, sobre a necessidade de maior fiscalização do consumo de álcool pelos jovens e sobre a carência de empregos na cidade, um questionamento chamou a atenção. A pergunta feita pelo estudante Ítalo foi: "Vendo a situação atual do Brasil, vocês não tiveram medo de entrar para a política?". A questão foi respondida pelos vereadores, que disseram que medo de verdade seria decepcionar a população.

Um dos pontos de maior destaque do encontro foi o apelo da comunidade escolar para que os vereadores auxiliem no processo de transformação de um campo existente ao lado da escola em uma praça ou outro espaço de lazer. Atualmente o local encontra-se abandonado. Sobre isso, foi feito o compromisso de que a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara levará até o local o Secretário de Esportes e Juventude para que sejam propostas ações para a revitalização da área.

Para receber as ações programa Cidadania e Democracia nas Escolas, entre em contato com a Escola do Legislativo e agende sua data.

Texto: Samuel Marques | Fotos: Artur Charles