Vereadores e assessores participam de curso sobre cerimonial

Foi realizado na tarde da última sexta-feira, 10 de Fevereiro, o Workshop Noções de cerimonial no ambiente legislativo, o qual levou aos vereadores e assessores parlamentares dicas e orientações sobre o que deve ou não ser feito nas reuniões de entrega de homenagens da Câmara. Ministrado pelo jornalista e servidor do Legislativo, Sílvio França, o workshop tratou de diversas questões, como a entrega de convites, as biografias dos homenageados e a recepção dos convidados.

O palestrante focou, ainda, em pontos-chave para a realização de uma entrega de homenagens formal, como os passos para se conduzir um cerimonial: abertura, composição do plenário, composição da mesa de honra, discurso do Presidente e a chamada dos homenageados, em ordem alfabética, para receberem os agraciamentos. Por fim, foi exposto como funciona a cessão de moções, desde o momento de se protocolar o requerimento, até o momento da entrega ao agraciado.

O workshop foi mais uma etapa da formação voltada aos vereadores e assessores parlamentares, iniciada em Dezembro de 2016 com o Curso de preparação ao trabalho parlamentar. A próxima etapa ocorrerá nesta sexta-feira, dia 17 de Fevereiro, com o workshop Práticas legislativas, que será aberto não só aos servidores da Câmara, mas também a todos os cidadãos interessados. As inscrições podem ser realizadas pela página da Escola do Legislativo - www.divinopolis.mg.leg.br/escola - e estão abertas até o dia 16 ou enquanto durarem as vagas.

Texto: Samuel Marques | Foto: Moreno Machado