Propostas do Centro-Oeste são aprovadas na etapa final do Parlamento Jovem

Mais de 120 estudantes de 63 municípios de Minas Gerais se reuniram entre os dias 20 e 22 de setembro na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para a etapa final do Parlamento Jovem 2017. Após modificações, duas propostas do Polo Centro-Oeste foram aprovadas e seguiram para o documento final entregue à Comissão de Participação popular do Estado.

O polo Centro-Oeste foi representado na capital mineira pelos estudantes Letícia Layla e Miguel Borges, de Divinópolis; Anderson Andrade e Lohanne Carvalho, de Nova Serrana; Julia Oliveira e Ana Laura Faria, de Pains; e Míriam Assumpção e João Vitor da Silva, de Pará de Minas.

Durante os três dias de atividades, os jovens não apenas debateram as propostas criadas nos municípios e aprimoradas nos polos regionais sobre o tema Educação política nas escolas. Houve diversas atividades, como dinâmicas interativas e atividades teatrais, por meio das quais os estudantes expuseram suas visões sobre as três sugestões de tema para a edição 2018 do PJ. Eram elas: Jovens e o mercado de trabalho, violência contra a mulher e Violência e criminalidade entre os jovens. Após uma preferência massiva dos jovens, o tema escolhido foi Violência contra a mulher.

Além disso, os jovens se dividiram em três Grupos de Trabalho, de acordo com os subtemas  da edição 2017 do PJ: educação política e currículo, interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens, educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas. Nesses grupos foi feita a primeira avaliação das propostas antes dos textos irem a Plenário.

Crescimento

Paralelamente às atividades realizadas com os estudantes, os coordenadores municipais tiveram um momento de avaliação das atividades nos municípios e do trabalho dos polos. Tanto o polo Centro-Oeste quanto os municípios que o compõem tiveram vários pontos positivos, o que vem consolidar a região como uma das mais engajadas no projeto.

Nessa perspectiva de consolidação e crescimento, novos municípios têm se interessado pelo Parlamento Jovem, por sua característica de trabalho com a formação política de maneira apartidária. Assim, o número de cidades inscritas para o PJ subiu de 63, em 2017, para 154 no próximo ano. A expectativa é de que o polo Centro-Oeste, que a partir de então será chamado de Polo Oeste, tenha 11 municípios, tornando-se um dos maiores polos regionais do PJ.

Plenária Final

As atividades da etapa estadual se encerraram com uma Plenária Final com quase sete horas de duração, na qual os estudantes debateram, no Plenário da ALMG, as melhores ideias do estado. Entre as propostas aprovadas, duas surgiram no Polo Centro-Oeste e receberam pequenas modificações.

Uma das propostas trata da inserção de debates políticos nas aulas de sociologia, filosofia, história e geografia, levando em consideração a o contexto social de cada escola. A segunda visa à criação de um congresso apartidário no âmbito escolar municipal e estadual, para que se proponham soluções para problemas de interesse coletivo.

O Projeto

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto da Assembleia Legislativa em parceria com a PUC Minas e as Câmaras Municipais do interior. Suas atividades ocorrem em três etapas: municipal, regional e estadual. Na etapa municipal, os estudantes recebem diversas atividades de formação e trabalham na criação de propostas. Na regional, municípios vizinhos se unem e aprimoram as propostas criadas. Por fim, na etapa estadual são selecionadas as melhores propostas do estado.

O documento aprovado na etapa final é entregue à Comissão de Participação popular da ALMG e as propostas tramitam na Assembleia de Minas, podendo se tornar leis, emendas, resoluções etc.

Divinópolis participa do projeto pela terceira vez consecutiva e é, em 2017, a cidade-polo da região Centro-Oeste.

Texto: Samuel Marques | Fotos: ALMG