Câmara visita Escola Estadual Antônio Gonçalves de Matos

Os vereadores Cleitinho Azevedo, Janete Aparecida, Nêgo do Buriti e Zé Luiz da Farmácia estiveram na manhã desta terça-feira (5) em uma visita à Escola Estadual Antônio Gonçalves de Matos, no bairro Nossa Senhora das Graças. Os adolescentes do 7º ano receberam uma palestra sobre política e conversaram com os vereadores. A atividade foi mais uma ação do Programa Cidadania e Democracia nas Escolas, que leva conhecimentos políticos aos estudantes divinopolitanos.

O encontro dividiu-se em três momentos. No primeiro deles, os adolescentes receberam uma palestra sobre política e cidadania. De forma descontraída, puderam quebrar diversos preconceitos que são gerados sobre o tema e entenderam que, assim como em qualquer área das suas vidas, na política também há pessoas de boa e má índole. É preciso saber diferenciar umas das outras avaliando as ações de cada uma.

Os jovens aprenderam, também, que é importante conhecer e participar da política ao invés de apenas criticar. Uma das ideias reforçadas foi de que o cidadão pode e deve cobrar ações dos seus representantes, mas deve também avaliar antes de votar e, acima de tudo, saber quais ações podem e quais não podem ser realizadas pelos vereadores.

No segundo momento, os vereadores se apresentaram e conversaram com os estudantes sobre vários assuntos. A importância de valorizar os símbolos oficiais do município, autoestima e relacionamento interpessoal, a presença feminina na política e o cuidado com o espaço escolar foram alguns dos temas abordados. Além disso, todos elogiaram bastante a limpeza e a organização da escola, fruto de um bom trabalho da equipe que cuida do espaço, mas também da boa educação dos alunos.

Por fim, os vereadores responderam perguntas dos estudantes. Um dos questionamentos que chamou atenção foi acerca do processo de perda de mandato de um parlamentar que comete algum tipo de crime, questão que demonstra a grande maturidade dos jovens da escola no que se refere às questões políticas atuais do país.

Os vereadores ainda estiveram abertos a conhecerem os principais problemas da comunidade ao redor da escola. Sobre isso, os principais apontamentos giraram em torno da violência e da falta de sinalização de trânsito, o que deixa estudantes e pais bastante inseguros. Os parlamentares se comprometeram a buscar soluções para os problemas, com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida para a região.

Cidadania e Democracia nas Escolas

O Programa Cidadania e Democracia nas Escolas é realizado pela Escola do Legislativo Dr. Deusdedith Afonso Carrilho e tem o intuito de levar conhecimentos políticos para as escolas de Divinópolis, incentivando os estudantes a serem cidadãos participativos. Para receber as atividades do programa na sua escola, entre em contato conosco.

Texto e fotos: Samuel Marques