Divinópolis encerra etapa de formação política do Parlamento Jovem

A Escola do Legislativo Dr. Deusdedith Afonso Carrilho realizou nesta quarta, 29, as duas últimas oficinas de formação política voltadas aos estudantes do Parlamento Jovem. A primeira oficina do dia foi uma palestra ministrada pelo Secretário-Geral Adjunto da Câmara e Secretário da Escola do Legislativo, Dr. Vander Lúcio Gomes Penha, e o tema da atividade foi a elaboração de uma lei.

Com momentos de interação e descontração, os estudantes puderam conhecer noções básicas de legística e processo legislativo, aprendendo que o primeiro passo para a elaboração de uma boa lei é definir qual é o problema, para, em seguida, determinar objetivos com a finalidade de trazer uma solução. Os alunos também aprenderam que uma boa lei precisa ser simples, clara e aplicável. Além disso, foram apresentados diversos exemplos de leis absurdas que já existiram no Brasil, as quais foram bastante comentadas pelos estudantes.

A segunda oficina da tarde foi ministrada pelo Coordenador Pedagógico da Escola do Legislativo e Coordenador Municipal do Parlamento Jovem, Samuel Marques. A atividade centrou-se no tema As leis atuais são suficientes para que o Brasil evolua?, mas foi dividida em três momentos. No primeiro deles, cada estudante, monitor ou coordenador se apresentou e disse o que o motiva a participar do Parlamento Jovem. Em seguida, foi feito um debate sobre a quantidade de leis no Brasil, a falta de fiscalização e o excesso de leis. Um dos assuntos comentados foi que a existência de uma lei muitas vezes se dá para normatizar algo que poderia ser resolvido se as pessoas tivessem consciência de que algo é errado.

Para encerrar, os estudantes foram convidados a realizarem uma pequena cena teatral representando uma das leis absurdas do Brasil. No entanto, deveriam seguir as regras: sem figurino, sem cenário, sem nenhum objeto e sem falar. Após todos realizarem a atividade cumprindo fielmente às regras, foi feita uma socialização da experiência e a conclusão a que se chegou foi que mesmo não havendo punição nenhuma para quem não seguisse as regras, todos foram fiéis e, com isso, demonstraram ética.

Em abril, os estudantes receberão mais quatro oficinas, dessa vez sobre o tema da edição 2017 do Parlamento Jovem - Educação política nas escolas. As duas primeiras ocorrem no dia 10, a partir das 13h30min, no Plenário da Câmara Municipal.

Texto: Samuel Marques | Fotos: Artur Charles