A Escola do Legislativo Dr. Deusdedith Afonso Carrilho realizou nesta quarta, 29, as duas últimas oficinas de formação política voltadas aos estudantes do Parlamento Jovem. A primeira oficina do dia foi uma palestra ministrada pelo Secretário-Geral Adjunto da Câmara e Secretário da Escola do Legislativo, Dr. Vander Lúcio Gomes Penha, e o tema da atividade foi a elaboração de uma lei.
Com momentos de interação e descontração, os estudantes puderam conhecer noções básicas de legística e processo legislativo, aprendendo que o primeiro passo para a elaboração de uma boa lei é definir qual é o problema, para, em seguida, determinar objetivos com a finalidade de trazer uma solução. Os alunos também aprenderam que uma boa lei precisa ser simples, clara e aplicável. Além disso, foram apresentados diversos exemplos de leis absurdas que já existiram no Brasil, as quais foram bastante comentadas pelos estudantes.
A segunda oficina da tarde foi ministrada pelo Coordenador Pedagógico da Escola do Legislativo e Coordenador Municipal do Parlamento Jovem, Samuel Marques. A atividade centrou-se no tema As leis atuais são suficientes para que o Brasil evolua?, mas foi dividida em três momentos. No primeiro deles, cada estudante, monitor ou coordenador se apresentou e disse o que o motiva a participar do Parlamento Jovem. Em seguida, foi feito um debate sobre a quantidade de leis no Brasil, a falta de fiscalização e o excesso de leis. Um dos assuntos comentados foi que a existência de uma lei muitas vezes se dá para normatizar algo que poderia ser resolvido se as pessoas tivessem consciência de que algo é errado.
Em abril, os estudantes receberão mais quatro oficinas, dessa vez sobre o tema da edição 2017 do Parlamento Jovem - Educação política nas escolas. As duas primeiras ocorrem no dia 10, a partir das 13h30min, no Plenário da Câmara Municipal.
Texto: Samuel Marques | Fotos: Artur Charles