Cidades do polo Centro-Oeste realizam lançamento municipal do Parlamento Jovem

Após o lançamento do Parlamento Jovem no município de Divinópolis, mais duas cidades do polo Centro-Oeste realizaram a abertura oficial do projeto nesta semana. A cerimônia de abertura é o primeiro passo dos trabalhos anuais do PJ e é um momento de celebração e de apresentação do projeto para parceiros, estudantes participantes e a sociedade.

Na noite da última segunda-feira, 13 de março, foi a vez de Pains reunir vereadores, professores, diretores escolares e estudantes no plenário da Câmara Municipal para a realização da abertura. Na oportunidade, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Paulo Sérgio, concedeu a todos os estudantes que participarão do projeto em 2016 um certificado de que eles são membros do PJ de Minas, documentos entregues aos jovens por todos os vereadores da Casa. Além disso, o Coordenador Municipal do PJ de Pains, Vereador Leonardo Lara, reafirmou a importância do trabalho para a educação política dos estudantes.

Já na noite de terça-feira, dia 14, foi a vez da cidade de Nova Serrana iniciar não somente os trabalhos do Parlamento Jovem, mas de todas as demais atividades da Escola do Legislativo. O evento contou com a presença dos Vereadores, de diretores escolares, autoridades ligadas à educação, professores, estudantes, representantes de instituições de ensino superior, alunos dos cursos promovidos pela Escola do Legislativo e, também, do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Giovani Máximo, e do Prefeito Euzebio Lago.

Um dos pontos mais marcantes do evento em Nova Serrana foi a exibição do discurso proferido pela estudante Malala Yousafzai ao receber o Prêmio Nobel da Paz. Malala tornou-se conhecida por ter sido perseguida pelo Talibã e atingida na cabeça por um tiro devido ao seu engajamento na defesa da educação feminina no Paquistão.

As próximas cidades a realizarem o lançamento municipal do Parlamento Jovem são Formiga e Pará de Minas.

Texto: Samuel Marques | Fotos: C. M. Pains / C. M. Nova Serrana