Municípios do Polo Centro-Oeste realizam atividades do Parlamento Jovem

Março e abril são meses de trabalho intenso no Parlamento Jovem de Minas. Trata-se da etapa de formação dos estudantes que criarão propostas de melhorias para o estado e os municípios. Dando início a essa trajetória, as cidades de Formiga e Pará de Minas realizaram, no mês de março, atividades de implantação do projeto.

Formiga

A primeira delas foi Formiga que, no dia 21 de março, realizou um encontro na sede da Câmara Municipal para que os diretores escolares pudessem conhecer o projeto. Na oportunidade, estiveram presentes a Presidente da Câmara, Vereadora Wilse Marques, os vereadores Cabo Cunha, Joice Alvarenga e Marcelo Fernandes, o Vereador da cidade de Pains, Leonardo Lara; o Coordenador do Polo Centro-Oeste do Parlamento Jovem, Samuel Marques, e os estudantes divinopolitanos participantes do projeto, Miguel Borges e João Victor Rezende.

O primeiro momento da tarde foi uma explicação de todo o funcionamento do projeto, bem como do que são as propostas e do que acontece quando elas são aprovadas. Esse trabalho foi realizado pelo Coordenador do Polo Centro-Oeste. Em seguida, os estudantes divinopolitanos deram seu depoimento sobre a importância da participação do jovem na política e em um projeto como o parlamento Jovem de Minas. Por fim, realizou-se um debate no qual foram apontadas diretrizes de trabalho para a cidade de Formiga.

Pará de Minas

Já no dia 27 de março, foi a vez de Pará de Minas iniciar oficialmente os trabalhos do Parlamento Jovem com a Cerimônia de Lançamento. Com a presença de 150 pessoas, a cerimônia teve a participação do presidente da Câmara Municipal de Pará de Minas, Vereador Mário Justino da Silva; do Vice-Presidente da Câmara, Vereador Carlos Roberto Lázaro; do Primeiro-Secretário Marcus Vinícius Rios Faria; do Deputado Estadual Inácio Franco; do Prefeito Municipal Elias Diniz; do Vice-prefeito e Secretário de Obras José Porfírio de Oliveira Filho; do Coordendor Pedagógico da Unincor, Prof. Pedro Carlos Ferreira Santos; do Diretor Geral da Fapam, Ruperto Benjamin Cabanellas Vega e, representando o Comandante da 19ª Cia da Polícia Militar, Luís Fernando de Souza Campos.

Sobre o projeto, o Presidente da Câmara Municipal afirmou ver "no projeto a oportunidade do Legislativo Municipal de contribuir de forma efetiva para a formação dos nosso jovens. Por meio das atividades próprias do Parlamento Jovem, eles conhecerão melhor a política e terão participação mais consciente nos assuntos de interesse da comunidade, desmistificando a visão distorcida de política disseminada atualmente. É uma satisfação, enquanto presidente desta Casa, empreender um projeto de tamanha envergadura”.

Próximas etapas

O Parlamento Jovem de Minas caminha para mais uma etapa a ser realizada em maio: os diagnósticos. Será um momento em que os estudantes pesquisarão a fundo quais ações podem ser tomadas para que Minas Gerais avance na educação política.

Texto: Samuel Marques / Câmara Municipal de Pará de Minas | Fotos: Câmara Municipal de Formiga / Câmara Municipal de Pará de Minas