Escola do Legislativo inicia curso de oratória

Na tarde desta segunda-feira, 24 de abril, foi realizado o primeiro módulo do curso de oratória para vereadores, servidores da Câmara, assessores parlamentares e para a população em geral. Os três módulos serão ministrados pelo Professor Elmo Fernandes, diretor do Curso Opção, entidade parceira da Escola do Legislativo Dr. Deusdedith Afonso Carrilho.

Através de uma didática bastante dinâmica, o professor abordou vários temas primordiais para uma boa oratória. Foram trabalhadas questões como o relacionamento com a plateia, contato visual, maneiras de se comportar ao receber aplausos, como agir ao receber um prêmio ou uma homenagem e como fazer um bom discurso. Além disso, os participantes puderam conhecer mecanismos de linguagem que proporcionam uma boa comunicação.

Um dos pontos principais abordados é a necessidade da adequação linguística, o que significa que cada espaço requer usos peculiares da linguagem. Desse modo, o bom orador é aquele que molda sua forma de falar de tal maneira que ela seja compatível com ambiente no qual ele se encontra ou com a pessoa com a qual dialoga.

Durante toda a atividade, Elmo Fernandes convidou os participantes para irem à frente e falarem brevemente sobre algumas características pessoais. Tal atividade permitiu interação entre os participantes e foi o momento de serem corrigidos alguns erros de atitudes, fala ou postura.

O curso de oratória continua na próxima sexta-feira com o segundo módulo, que tratará de expressão corporal, facial e posições das mãos e dos pés. O curso é uma iniciativa que não gera custos aos cofres públicos, tendo em vista que todo o corpo docente da Escola do Legislativo é voluntário, e as aulas se iniciam, sempre, às 13h30min.

Texto: Samuel Marques | Foto: Artur Charles