Curso sobre Nova Lei de Licitações foi sucesso

Câmara de Divinópolis apresentou oficina de projeto piloto do Senado

A Câmara Municipal de Divinópolis recebeu servidores de mais de 30 cidades de Minas Gerais na primeira edição do Curso de capacitação da Nova Lei de Licitações e Contratos.

Foram três dias de oficina, com aulas na parte da manhã e da tarde, quando mais de 160 inscritos participaram da capacitação oferecida pelos servidores do Senado Federal, Matheus Matoso - Coordenador da Diretoria Executiva de Contratações e da Assessora Técnica da Diretoria Executiva de Contratações - Juliana de Cassia.

Por se tratar de um Projeto Piloto do Senado, Divinópolis saiu na frente com a iniciativa de trazer o curso para a região, dando uma estrutura para os servidores de câmaras e prefeituras de vários municípios se capacitarem a respeito da Nova Lei nº 14.133/2021, que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

O Presidente Israel da Farmácia agradeceu aos servidores do Senado pela competência dispensada durante os três dias de curso, que teve o apoio da Escola do Legislativo de Divinópolis para sua realização.

“Estou muito feliz pelo sucesso do curso. Foi motivo de muita alegria para nós da Câmara Municipal de Divinópolis podermos prestar este importante serviço de qualificação dos servidores, que por sua vez, irão prestar um serviço mais qualificado em favor da população”.

Visão dos participantes

O curso foi considerado um sucesso pela Controladora da Câmara de Pains, Ana Cláudia que parabenizou a iniciativa da equipe da Câmara de Divinópolis. “Acho muito importante termos esse tipo de iniciativa que fortalece a rede do Legislativo. Esse curso foi realizado no momento ideal para vermos na prática os efeitos da Lei”, manifestou a servidora.

De olhos atentos nas explicações dos palestrantes, Hudson Nunes – Diretor Operacional de Infraestrutura da Prefeitura de Pará de Minas, interagiu positivamente ao longo dos três dias de curso e afirmou que foi enriquecedora essa dinâmica com pessoas de outras cidades entorno de todo o processo de formulação de contratos e licitações.

Para Beatriz de Fátima Rezende Silva que faz parte da equipe de apoio da Comissão de Licitação da Prefeitura de Campo Belo, o curso é uma oportunidade de agregar conhecimento aos servidores.

“Por se tratar de uma lei nova, os municípios menores tem dificuldade de adaptação nesse momento de transição, por isso, o curso foi tão importante e esclarecedor”, afirmou.

Quem também se mostrou interessado nas novas regras da Lei de Licitações e Contratos, foi José Orlando da Silveira que é assessor da Câmara Municipal de Oliveira.

O assessor destacou a importância dos palestrantes trazerem para o curso exemplos reais utilizados durante as explicações nesse último dia de oficina, atitude que facilitou muito o entendimento das licitações no cotidiano das administrações públicas.

Todo o curso foi transmitido ao vivo pela TV Câmara, através redes sociais da instituição e poderá ser acessado no Canal da Câmara no YouTube, onde está arquivado.