'Vereadores da Melhor Idade' iniciam atividades na Câmara de Divinópolis

Idosos participantes dos programas desenvolvidos pelo CRAS, CREAS e Centro Municipal de Convivência dos Idosos iniciaram hoje (16) sua jornada no Poder Legislativo


Foi realizada na tarde da hoje (16.setembro.2019) a abertura da 1ª edição do Programa "Vereador da Melhor Idade", iniciativa da Câmara de Vereadores de Divinópolis, por meio da Escola do Legislativo "Deusdedith Afonso Carrilho", que simula uma jornada parlamentar com idosos (acima de 60 anos) participantes dos programas desenvolvidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) , Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro Municipal de Convivência dos Idosos, em Divinópolis. Participaram da solenidade, os alunos e alunas inscritos no programa, o diretor da Escola do Legislativo, Roberto Franklin, a vereadora Janete Aparecida (PSD) (autora do projeto de lei que instituiu o programa) e os servidores da Câmara Municipal, Samuel Marques e Patrícia Alvarenga.
 
Vereadores da Melhor Idade iniciam
atividades na Câmara de Divinópolis
Segundo Roberto Franklin, Escola do Legislativo "Deusdedith Afonso Carrilho", o primeiro encontro  foi para recepção e apresentação da agenda de trabalho. "Ao todo, o projeto tem três etapas: inscrição, preparação e atuação. As inscrições foram encerradas no último dia 09 de setembro e tivemos cerca de 50 inscrições. Hoje, já na fase de preparação, realizamos a apresentação de alguns itens, como " O que é o Vereador da Melhor Idade", " Participação popular" e "Como criar uma proposta". Também realizamos o sorteio, dentre os participantes, dos dezessete (17) vereadores da Melhor Idade e seis (06) suplentes. É motivo de muito orgulho para nós da Câmara porque a adesão ao programa foi fantástica", agradeceu Roberto, destacando, em especial, a ampla adesão e participação dos idosos integrantes do Programa "Bombeiro Sênior" do 10ª Batalhão do Corpo de Bombeiros de Divinópolis, ao projeto "Vereador da Melhor Idade".

Ele também explicou que o projeto integra as ações voltadas para a 19ª Semana Municipal do Idoso e o Dia Municipal do Idoso, celebrado em Divinópolis, no dia 01 de Outubro. " Durante esses mês de setembro teremos uma série de atividades voltadas para a 19ª Semana Municipal do Idoso e o Projeto Vereador da Melhor Idade faz parte dessa agenda municipal. No dia 23 de setembro, às 14h, teremos a Reunião Ordinária, onde os vereadores irão apresentar e votar projetos e propostas de intervenção social", explica Roberto, complementando que todas as propostas apresentadas e aprovadas pelos "Vereadores da Melhor Idade" serão apresentadas e encaminhadas para as Comissões Temáticas da Câmara Municipal de Divinópolis, para apreciação dos vereadores da atual legislatura. Conheça os vereadores que tomaram posse: 

🙋‍♂️Cadeira Adair Otaviano: Márcia Maria Diniz
🙋‍♂️Cadeira Ademir Silva: Lina Silva de Oliveira
🙋‍♂️Cadeira César Tarzan: Silvia Schirmer
🙋‍♂️Cadeira Dr. Delano Santiago: Antônio Martins da Silva
🙋‍♂️Cadeira Edsom Souza: Virma Silva
🙋‍♂️Cadeira Eduardo Print Jr. : Maria das Graças Fernandes e Teixeira
🙋‍♂️Cadeira Janete Aparecida: Laércio Marques Ribeiro dos Santos
🙋‍♂️Cadeira Josafa Anderson: Maria Rosa Soares
🙋‍♂️Cadeira Marcos Vinicius: Maria Geralda Tavares de Oliveira
🙋‍♂️Cadeira Matheus Costa: Maria das Dores Bessas Lisboa
🙋‍♂️Cadeira Nêgo do Buritis: Nilda Maria Godim
🙋‍♂️Cadeira Raimundo Nonato: Ana Maria Coelho
🙋‍♂️Cadeira Renato Ferreira: Laurinda Pereira da Silva
🙋‍♂️Cadeira Rodrigo Kaboja: Mércia de Paiva
🙋‍♂️Cadeira Roger Viegas: Nadir Batista Gontijo
🙋‍♂️Cadeira Sargento Elton: José Bernardo Generoso da Silva
🙋‍♂️Cadeira Zé Luiz da Farmácia: Maria Aparecida Marques Oliveira

Projeto "Vereador da Melhor Idade"

projeto, regido pela Lei nº 8.565/2019, de autoria da vereadora Janete Aparecida (PSD),  busca o fomento do convívio social e troca de experiência entre os idosos e as demais gerações através de ações dentro do Poder Legislativo. Coordenado pela Escola do Legislativo Deusdedith Afonso Carrilho, ele irá proporcionar ao longo do mês de setembro situações legislativas aos idosos que, representando a figura dos vereadores, vão apresentar projetos, matérias e sugestões para solucionar importantes questões da cidade de Divinópolis.  

Serviço

Câmara Municipal de Divinópolis - Escola do Legislativo Dr. Deusdedith Afonso Carrilho
Rua São Paulo, 277, Centro - Divinópolis / MG - 35500-006
37 2102 8218 | 37 2102 8290 (fax)
escoladolegislativo@divinopolis.mg.leg.br
 
Diretoria de Comunicação - Dircom