Divinópolis realiza Plenária Municipal do Parlamento Jovem

Foi realizada nesta segunda (18) a Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Divinópolis. Os estudantes que desde março deste ano recebem atividades de formação sobre política e acerca da violência contra a mulher aprovaram seis propostas de intervenção sobre o tema.

Foi realizada uma breve Cerimônia de Abertura dos trabalhos, com as presenças do Vereador Adair Otaviano, Presidente da Câmara Municipal de Divinópolis; do Vereador Josafá Anderson, Vice-Presidente; da Vereadora Janete Aparecida, 1ª Secretária; do Vereador Raimundo Nonato, 2º Secretário; do Vereador Zé Luiz da Farmácia; e do Diretor da Escola do Legislativo Dr. Deusdedith Afonso Carrilho, Roberto Franklin.

Representando os outros municípios do Polo Regional do qual Divinópolis faz parte, se fizeram presentes Ivane Ferreira, Coordenadora Municipal do PJ de Nova Serrana; Valéria Teixeira, Coordenadora Municipal do PJ de Bom Despacho; e Wesley Jhonny, Monitor do PJ de Bom Despacho.

Ao todo, 15 estudantes debateram e aprovaram propostas sobre violência contra a mulher divididas em três subtemas: violência doméstica e familiar, violência nos espaços institucionais de poder e violência e assédio sexual.

Passo a passo

Os debates e a votação se estenderam por toda a tarde. O primeiro passo da Plenária foi a votação de uma sugestão de tema para o PJ 2019; por meio de voto secreto, o tema escolhido foi "bullying nas escolas e saúde mental do jovem". Essa sugestão se reúne a outras cinco e, na próxima etapa do projeto, uma delas será escolhida como a sugestão oficial do Polo Regional Oeste.

Em seguida, foi feita a leitura do Documento Base contendo as propostas pré-elaboradas pelos estudantes e foram feitos pedidos de destaque para modificações ou exclusão de propostas. Após isso, os destaques foram apresentados e votados. Como os estudantes precisavam aprovar um número específico de propostas e havia ideias excedentes, foi realizada uma priorização das propostas.

Por fim, foi feita a eleição de 5 representantes para a Etapa Regional. São eles: Júlio Cesar dos Santos, Kayc Keven Amaral Machado, Maria Aimê Silva de Alcântara, Mariana Gonçalves Miranda e Sthefanny Lorrany Alves Dias.


Veja depoimentos de três estudantes do Parlamento Jovem de Divinópolis sobre a Plenária Municipal e a expectativa para as próximas etapas do projeto:



Assista à Plenária Municipal na íntegra:



Texto: Samuel Marques | Foto: Helena Cristino