Sexta-feira Cultural é marcada pelo encerramento do 1º Varal Literário da Câmara

Na última sexta-feira (10), foi realizada na Câmara a primeira edição do projeto "Sexta Cultural Legislativa", uma ideia que tem como objetivo promover atividades culturais no Plenário do Legislativo. A primeira edição do projeto contou com apresentação musical e com o encerramento de dois concursos literários, sendo um deles o Primeiro Varal Literário da Câmara, realizado pela Escola do Legislativo em parceria com a Academia Divinopolitana de Letras.

A tarde de cultura, programada como uma sequência da homenagem "Destaque Cultural 2017" concedida a artistas divinopolitanos na quinta-feira (9), foi aberta com uma apresentação musical da cantora Schelen Guimarães, que intercalou canções, poemas e mensagens. O momento mais esperado da tarde, contudo, era o encerramento do 1º Varal Literário da Câmara e também do concurso literário "Semana da Criança", promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis.

Os premiados do 1º Varal Literário da Câmara de Divinópolis foram divididos em duas categorias: Servidores do Legislativo e Talentos da Comunidade. Os participantes puderam inscrever seus poemas, que foram avaliados pelos acadêmicos Marlene Gandra, Paulo Milagre e Neusa Laboissièr. Textos do gênero crônica também puderam participar, e foram julgados pelos acadêmicos, João Carlos Ramos, Waldemar Rosa Ferreira e Joaquim Medeiros de Oliveira. Todos os membros da comissão julgadora ocupam cadeiras da Academia Divinopolitana de Letras.

Confira os classificados na categoria Servidores do Legislativo:


No gênero poema:

1º Lugar: Vander Lucio Gomes Penha, com o poema “Peregrino da luz”.

2º Lugar: Marco Antônio Pinto Silva, com “Paranoia”;

3º Lugar: Marco Antônio Pinto Silva, com “Cantiga”.

Flávio Flora, 1º Lugar em crônicas.

No gênero crônica:

1º Lugar: Flávio Flora, com a crônica “As mentiras de São Benedito, o africano”;

2º Lugar: Edson Sousa, com “Por um Brasil com mais coveiros”;

3º Lugar: Eduardo Rodrigo de Oliveira, com a “Crônica das parônimas trocadas”.


Já os classificados na categoria Talentos da Comunidade foram:

Jennifer Moraes, 1º Lugar em Poemas.
No gênero poema:

1º Lugar: Jennifer Moraes, com o poema “A lua e o vento”;

2º Lugar: José Donizete dos Santos, com “Mãezinha”;

3º Lugar: Amanda Petrochelly, com “Falta de ti";

E participante Millena Santos de Faria, de 9 anos, recebeu Menção Honrosa por ser a participante mais jovem do Varal Literário da Câmara.


E, por fim, no gênero crônica:

Sandy Izzo, 1º Lugar em crônicas.
1º Lugar: Sandy Reus Torres Izzo, com a crônica “O vendedor de doces”;

2º Lugar: Jennifer Moraes, com “Blocos de concreto”;

3º Lugar: Luisa Martins da Silva, com “Minha querida Divinópolis”.


Na oportunidade, o Plenário da Câmara abriu as portas também para o encerramento do concurso "Semana da Criança", promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas em parceria com a Academia Divinopolitana de Letras. O concurso foi voltado a alunos de escolas públicas e privadas com idade entre 8 e 12 anos e teve como tema "o presente que eu gostaria de ganhar na semana da criança". Os textos foram julgados pelos Acadêmicos da ADL José Dias Lara, Mercemiro Oliveira Silva e Pedro Pires Bessa. Confira os vencedores:

1º Lugar: Jean Pedro de Jesus Oliveira Nascimento, de 12 anos, aluno da Escola Municipal João Severino de Azevedo;

2º Lugar: Maria Fernanda Silva de Freitas, de 9 anos, aluna da Escola Estadual Padre Matias Lobato;

3º Lugar: Luciana da Silva Alves, de 11 anos, aluna da Escola Municipal Benjamin Constant.


Sexta Cultural Legislativa

Millena Santos, Menção Honrosa.
Criada pela Escola do Legislativo, a Sexta Cultural ocorrerá semestralmente e trará sempre uma atração artística – teatro, música, poesia etc –, para o Plenário da Câmara, abrindo também espaço para o servidor expor seus talentos. O projeto é destinado tanto aos servidores do Legislativo quanto à população em geral.

Os objetivos da Sexta Cultural são valorizar os talentos artísticos de Divinópolis, incentivar o servidor para que ele desenvolva seus talentos artísticos, promover o bom relacionamento interpessoal entre os servidores da Câmara, trazer a população para a sede do Poder Legislativo e agregar valor à cultura divinopolitana.

Texto: Samuel Marques | Fotos: Helena Cristino