Jornada Técnica do CRC traz Seminário de Contabilidade Pública para o Plenário da Câmara


A contabilidade é uma peça fundamental no setor público, embora nem sempre sejam realizados trabalhos de formação específicos para o contabilista que atua nessa área. Por esse motivo, o Plenário da Câmara Municipal de Divinópolis recebeu, nesta segunda-feira (21), a Jornada Técnica do CRC e 1º Seminário de Contabilidade Pública do Centro-Oeste de Minas.

Numa era em que os agentes públicos precisam estar atentos o tempo todo a questões relacionadas à transparência e à prestação de contas, a contabilidade é um dos pilares de uma boa administração. O que se vê, no entanto, é que muitos estudantes se formam em cursos de contabilidade direcionados apenas para a área privada. Dessa maneira, o mercado fica carente de profissionais que conheçam a contabilidade pública.

Por essa razão, a Escola do Legislativo atentou-se para a necessidade de se realizar um trabalho de formação específica para o contabilista do setor público. A atividade, no entanto, foi aberta também a todos aqueles que trabalham no serviço público em áreas que lidam com controle de custos e àqueles que, embora atuem em outras áreas da administração pública, têm anseio pelo aperfeiçoamento profissional.

Abertura

A abertura do evento contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara, Vereador Josafá Anderson, e do Vereador Renato Ferreira, ambos integrantes da Comissão de Desburocratização do Serviço Público. Ocuparam a mesa de abertura também o Vice-Presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Mário César de Magalhães Mateus; o Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Divinópolis e Conselheiro do CRC, Dr. Sérgio Bebiano; a Coordenadora dos Curso de Ciências Contábeis da Faced, Jane Amorim; e o Delegado do CRC, Cleiton José da Costa.

Como parte da Cerimônia de Abertura, o Vereador Renato Ferreira realizou a entrega de uma Moção Congratulatória à Direção do Conselho Regional de Contabilidade, pelo empenho em atuar na formação do agente público. Também foi homenageado o Dr. Sérgio Bebiano, que recebeu uma Moção das mãos do Vereador Josafá Anderson, pelo intermédio para a realização do Seminário e pelos esforços nas ações de desburocratização do serviço público.

Palestras

Na primeira palestra do Seminário, intitulada Panorama geral das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, a palestrante Lucy Fátima de Assis Freitas apresentou um apanhado de normas que estão deixando de ser usadas para darem lugar a outros atos normativos, mostrando os novos horizontes do contador que lida com a administração pública.

Já na palestra Procedimentos contábeis patrimoniais de acordo com as novas regras do STN, a palestrante Maria da Conceição Barros de Rezende voltou o foco das discussões para a administração dos bens do serviço público, apresentando metodologias de trabalho que se enquadrem às normas nacionais.

Encerrando a tarde de estudos, a palestrante Geneci Martins de Moura, experiente no ramo por ter exercido a função de Diretora Contábil na Prefeitura de Divinópolis, tratou de um tema bastante presente na administração pública: a implantação do Sistema de Controle de Custos.

Parceria

O seminário foi organizado a partir de uma parceria entre Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Câmara Municipal de Divinópolis, por meio da Escola do Legislativo; Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Divinópolis (Faced), Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais (Fecon) e Sindicato dos Contabilistas de Divinópolis (Sincondiv).

Texto: Samuel Marques | Fotos: Jeann Teixeira