Escola do Legislativo realiza simulação de Reunião Ordinária

Na tarde desta terça-feira, a Escola do Legislativo, em parceria com a Diretoria Legislativa da Câmara, realizou uma simulação de Reunião Ordinária. Na oportunidade, os Vereadores que estão em seu primeiro mandato puderam se familiarizar com o Plenário da Câmara, aprender como funciona o painel de votação e entender na prática todos os procedimentos que norteiam a realização da Reunião Ordinária, de acordo com o Regimento Interno da Casa.

A atividade ocorreu no mesmo horário em que ocorreria uma Reunião Ordinária, às 14 horas da terça-feira, e foi fechada ao público, tendo a presença apenas dos Vereadores, dos Assessores Parlamentares que os apoiarão diretamente nas reuniões e da equipe da Diretoria Legislativa, que dá suporte durante as reuniões da Câmara.

A primeiro momento, os Vereadores realizaram o cadastro das senhas, que permitem sua votação nas proposições e sua indicação de presença nas reuniões. Em seguida, foi iniciada a reunião, a qual teve, inclusive, leitura de correspondências, pronunciamentos e a votação de projetos fictícios.

Tal simulação foi proposta seguindo uma sugestão dos próprios Vereadores, tendo em vista que as reuniões ordinárias da Câmara são transmitidas em TV aberta e, por isso, é importante haver um momento restrito em que os parlamentares possam trocar experiências. A primeira Reunião Ordinária de 2017 ocorrerá às 14 horas da próxima quinta-feira, 2 de Fevereiro, e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara.

Texto: Samuel Marques | Fotos: Moreno Machado