Projetos 2017

Conheça os projetos para 2017 da Escola do Legislativo:


1. Cartilha Câmara Fácil


A cartilha Câmara Fácil apresenta-se como uma síntese de temas essenciais que os servidores do Legislativo precisam saber para realizarem seu trabalho na Câmara. A publicação conta com um resumo das funções de cada setor da Casa Legislativa, artigos instrutivos sobre processo legislativo, noções de básicas de Direito Constitucional, dicas sobre a linguagem parlamentar e um apanhado dos principais assuntos normatizados pelo Regimento Interno da Câmara.

Objetivos 
- Sintetizar informações sobre os temas mais importantes da Câmara Municipal; 
- Integrar mais rapidamente novos servidores que cheguem ao Legislativo; 
- Reunir a descrição das funções dos diversos setores da Câmara em um único documento.


2. Visita Escolar


O projeto Visita Escolar já é realizado pela Câmara desde antes da criação da Escola do Legislativo, contudo será ampliado, de modo a não apenas levar os estudantes para a Câmara, mas também a levar a Câmara para as escolas, promovendo palestras e ensinando para crianças e adolescentes a importância do Poder Legislativo.

Objetivos 
- Mostrar a importância do Poder Legislativo para as crianças e os adolescentes; 
- Fazer com que noções de política e cidadania cheguem às famílias por meio dos jovens; 
- Apresentar as instalações da Câmara Municipal para que os jovens tenham consciência de que se trata de um espaço de cidadania.


3. Vereador na Escola


Paralelamente ao projeto Visita Escolar, será realizado o Vereador na Escola. Uma semana após a visita escolar, dois vereadores que desejarem ser parceiros do projeto serão convidados a fazerem uma visita à escola, onde conversarão com os estudantes, conhecerão as equipes pedagógicas, ouvirão as principais demandas do local e responderão perguntas aos jovens sobre o papel do Legislador. A escolha dos Vereadores será feita por meio de sorteio entre os nomes que mostrarem interesse em ir a cada escola determinada e o projeto será exclusivo para o Ensino Médio.

Objetivos 
- Mostrar que o vereador está atento aos eleitores; 
- Unir educação e Poder Legislativo, de modo a desenvolver educação política e cidadania; 
- Estabelecer um canal direto entre os vereadores e as famílias, por meio da comunidade escolar.


4. Parlamento Jovem


O projeto Parlamento Jovem de Minas é idealizado pela ALMG em parceria com a PUC Minas e diversas câmaras municipais do estado. Em 2017, a Câmara Municipal de Divinópolis, por meio da Escola do Legislativo, participará do PJ pela terceira vez consecutiva, consolidando um trabalho bastante relevante. O projeto leva estudantes para as Câmaras Municipais e para a Assembleia Legislativa para que eles debatam e criem propostas que podem se tornar leis no estado.

Objetivos 
- Promover o debate saudável de ideias entre os jovens; 
- Criar propostas de melhorias para o estado e as cidades; 
- Inserir o jovem diretamente na política, colocando-o como protagonista do processo legislativo.

+ Saiba mais!


5. Revista Opinio Juris


A revista digital Opinio Juris existe desde 2010 e publica artigos produzidos pelos servidores do Legislativo. Em 2017, a Escola do Legislativo propõe a ampliação do leque de publicações da revista, tornando-a não só um periódico jurídico, mas que também trate de outros assuntos, como atendimento ao público e comunicação. Assim, tanto servidores efetivos, quando assessores parlamentares ou mesmo os próprios vereadores poderão ter textos de sua autoria publicados pela Opinio Juris.

Objetivos 
- Estimular o servidor da Câmara, seja ele efetivo, comissionado, terceirizado, assessor parlamentar ou mesmo vereador, a expor seus conhecimentos; 
- Elevar o nome da Câmara como instituição não apenas de política, mas também de produção de conhecimento; 
- Tornar a revista um periódico de renome e referência.


6. Acervo Digital


Será criada a biblioteca virtual da Escola do Legislativo, a qual poderá ser acessada através da página da escola e trará diversas publicações de domínio público sobre os mais relevantes temas para a Câmara.

Objetivos 
- Reunir publicações relevantes à Câmara em um ambiente virtual onde tais obras poderão ser consultadas ou baixadas; 
- Criar um ambiente de pesquisa acessível e periodicamente atualizado, para que todos os servidores da Câmara e também os cidadãos possam utilizar; 
- Eliminar a necessidade de espaço físico para guardar obras impressas bem como a necessidade de registro de patrimônio; 
- Diminuir o ônus para o legislativo utilizando apenas obras de domínio público.


7. Cursos, palestras e debates


A partir de agora, cursos, palestras e debates serão realizados periodicamente e terão como público-alvo tanto a equipe da Câmara, quanto a população em geral. Tais atividades serão realizadas mediante inscrição prévia em ambiente on line disponibilizado na página da Escola do Legislativo. Os palestrantes e ouvintes receberão, após a conclusão dos cursos e palestras, certificados, os quais serão registrados nos arquivos da Escola do Legislativo e conterão a carga horária da atividade e o conteúdo curricular.

Objetivos 
- Promover a formação continuada de toda a equipe do Legislativo; 
- Levar conhecimento para a população divinopolitana.

+ Inscreva-se!


8. Intercâmbios


É importante que os servidores que lidam diretamente com a Escola do Legislativo conheçam outras escolas legislativas pelo país, participem de encontros, palestras e cursos. Isso amplia os horizontes da Escola do Legislativo de Divinópolis e pode trazer grandes projetos para a Câmara Municipal.

Objetivos 
- Buscar e aplicar em Divinópolis ideias de outras escolas legislativas; 
- Propagar os trabalhos realizados pela Escola do Legislativo Dr. Deusdedith Afonso Carrilho; 
- Promover a formação continuada dos servidores da Escola do Legislativo.


9. Pós-Graduação


Em parceria com a Faced, a Escola do Legislativo organiza o primeiro curso de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas totalmente voltado para os servidores da Câmara Municipal. A grade curricular trará os temas mais relevantes para o Legislativo de Divinópolis e a parceria permitirá que os servidores da Câmara realizem a especialização com um desconto exclusivo.

Objetivos 
- Promover a formação do servidor da Câmara com o intuito de dar maior fluidez ao trabalho; 
- Proporcionar um curso que se pautará pela práxis, tendo em vista que o servidor poderá ver em sua prática de trabalho os conteúdos aprendidos; 
- Valorizar o servidor do legislativo.

Saiba mais!


10. Sexta Cultural Legislativa


O relacionamento interpessoal dos servidores da Câmara só tem a ganhar com a criação da Sexta Cultural Legislativa, um evento que ocorrerá semestralmente em uma sexta-feira, das 15 às 17 horas. O evento trará sempre uma atração artística – teatro, música, poesia etc –, abrindo também espaço para o servidor expor seus talentos. O projeto é destinado tanto aos servidores do Legislativo quanto à população em geral.

Objetivos 
- Valorizar os talentos artísticos de Divinópolis; 
- Incentivar o servidor para que ele mesmo desenvolva seus talentos; 
- Promover o bom relacionamento interpessoal entre os servidores legislativos; 
- Trazer a população para a Câmara; 
- Agregar valor à cultura divinopolitana.


11. Câmara na Praça


Em parceria com instituições de ensino superior, o projeto Câmara na Praça ocorrerá uma vez por ano, no início do mês de abril, como parte das comemorações do aniversário do Legislativo. A ideia é levar diversos serviços para praças de Divinópolis, ampliando o acesso do cidadão a cultura e informações sobre saúde, alimentação, atividade física, educação e sobre o trabalho da Câmara Municipal.

Objetivos 

- Aproximar cidadão e Câmara Municipal; 
- Levar serviços e orientações à população; 
- Comemorar o aniversário da Câmara valorizando aquele a quem o trabalho do legislador é voltado: o cidadão.