Parlamento Jovem 2016



Tema: Mobilidade Urbana

Subtemas:
  • Mobilidade: participação e controle social.
  • Trânsito e transporte.
  • Mobilidade e estrutura.
Propostas aprovadas: Etapa Municipal | Etapa Regional | Etapa Estadual

Acompanhamento das propostas: 2016

Coordenadores municipais: Geraldo Nascimento e Samuel Marques.

Municípios do Polo Centro-Oeste: Divinópolis, Nova Serrana (cidade-sede) e Pará de Minas.

Escola participante: Escola Estadual Joaquim Nabuco.

Apoio: Roberto Franklin, Bruno Cunha, Thaiane Pires e Roberto Rodrigues (Diretor da Escola Estadual Joaquim Nabuco).

______________________________

Em 2016, o tema do Parlamento Jovem foi Mobilidade Urbana e estudantes de 43 cidades mineiras, divididas em 12 polos regionais, debateram e criaram propostas que podem se tornar leis no Estado de Minas Gerais. O polo Centro-Oeste foi coordenado pela cidade de Nova Serrana e contou ainda com os municípios de Divinópolis e Pará de Minas.

O tema foi um desafio para os estudantes, já que Minas conta com cidades de todos os tamanhos e características diferenciadas em projetos urbanos. Assim, pensar em soluções de mobilidade urbana aplicáveis no estado todo se mostrou uma tarefa difícil, mas que se tornou mais fácil através de uma iniciativa da Escola do Legislativo da ALMG, que pela primeira vez exigiu que os estudantes participassem de cursos on line.

Desse modo, os estudantes compreenderam melhor todas as questões que permeiam a mobilidade urbana, como acessibilidade, sustentabilidade, infraestrutura, segurança, etc.,e puderam elaborar um grande número de propostas.


Etapa Municipal

Mais uma vez, o Parlamento Jovem de Divinópolis teve como parceira a Escola Estadual Joaquim Nabuco e o plenário da Câmara Municipal de Divinópolis recebeu 14 alunos no dia 24 de Junho de 2016, quando foram debatidas e votadas as primeiras propostas. Ao final de uma produtiva tarde de trabalhos, foram definidas as nove propostas a serem enviadas para a etapa regional bem como os seis representantes de Divinópolis: Clotildes Maria Eduarda Silva Cassiano, Danúbia Dias de Almeida, Giovanna Gabriella Maciel Rodrigues, Miguel Borges Silva Pereira e Sílvio Gabriel da Costa. Entre as propostas aprovadas, estão ideias que visam a reaproveitar as malha ferroviária existente no estado, melhorar as paradas de ônibus com cabines fechadas e ampliar o número de passagens elevadas de pedestres.


Etapa Regional

No dia 13 de Julho, o plenário da Câmara Municipal de Nova Serrana recebeu a etapa estadual do Parlamento Jovem. A primeiro momento, os estudantes dividiram-se em grupos e debateram sobre as propostas criadas nos municípios de Divinópolis, Pará de Minas e na cidade coordenadora do polo, Nova Serrana. Assim, as ideias inviáveis foram descartadas, ideias parecidas foram adaptadas e novas sugestões surgiram. O segundo momento foi de votação: as propostas passaram pelo crivo de todos os estudantes, que propuseram a modificação de algumas e a exclusão de outras. No fim da tarde de trabalho, apenas as sete melhores propostas geraram o documento final do polo Centro-Oeste, que foi encaminhado para a etapa estadual do PJ. Além disso, três estudantes de Divinópolis, três de Nova Serrana e dois de Pará de Minas foram escolhidos como representantes das cidades e do polo na próxima etapa, em Belo Horizonte.


Etapa Estadual

Encerrando a edição 2016 do Parlamento Jovem, estudantes de diversas cidades de Minas encontraram-se em Belo Horizonte nos dias 24 a 26 de Agosto. Representando Divinópolis estavam os estudantes Clotildes Maria Eduarda Silva Cassiano, Danúbia Dias de Almeida e Miguel Borges Silva Pereira. Nos dois primeiros dias, foram realizadas dinâmicas de grupo, palestras, uma pré-seleção das melhores propostas do estado e a escolha do tema da edição 2017 do PJ. O tema mais votado pelos jovens foi Educação política nas escolas, ideia que vem gerando profundos debates nas redes sociais nos últimos anos. No último dia de atividades, os estudantes ocuparam o plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e escolheram as melhores propostas, que formaram o documento final da edição 2016 do Parlamento Jovem. A partir de agora, as ideias seguem para a Comissão de Participação Popular da ALMG, onde se transformam em Propostas de Ação Legislativa. Cada proposta pode ser aprovada como projeto de lei, emenda ou requerimento de providências a órgãos públicos e autoridades. As propostas também podem e devem ser aprovadas pelos legislativos municipais caso haja viabilidade.



Texto: Samuel Marques | Fotos: Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Divinópolis / Câmara Municipal de Nova Serrana / Samuel Marques / ALMG