Parlamento Jovem 2015



Tema: Segurança Pública e Direitos Humanos

Subtemas:
  • Prevenção social ao crime.
  • Novas perspectivas para a atuação policial.
  • Proteção a segmentos vulneráveis à violência.
Propostas aprovadas: Etapa Municipal | Etapa Regional | Etapa Estadual

Acompanhamento das propostas: 2015

Coordenadores municipais: Geraldo Nascimento e Samuel Marques.

Municípios do Polo Centro-Oeste: Divinópolis (cidade-sede), Nova Serrana e Pains.

Escola participante: Escola Estadual Joaquim Nabuco.

Apoio: Roberto Franklin, Bruno Cunha, Thaiane Pires, Paula Ingrid, Dúnia Rabelo e Roberto Rodrigues (Diretor da Escola Estadual Joaquim Nabuco).

______________________________

No ano de 2015, o Parlamento Jovem de Minas teve a participação de 38 Câmaras Municipais e pela primeira vez as cidades foram divididas em polos regionais, totalizando 8 polos diferentes. O polo Centro-Oeste contou com 3 cidades: Nova Serrana, Pains e Divinópolis, a cidade coordenadora do polo.

O tema trabalhado pelos estudantes foi Segurança Pública e Direitos Humanos, ideia escolhida pelos estudantes que participaram do projeto em 2014 tendo como foco a relevância do tema nas últimas décadas. Nessa perspectiva, foram promovidos debates, palestras e várias atividades que incentivassem a reflexão acerca da atuação policial, dos grupos vulneráveis e das políticas públicas de prevenção ao crime.


Etapa Municipal

A etapa municipal em Divinópolis foi dividida em duas partes. No dia 7 de Agosto de 2015, 27 alunos da Escola Estadual Joaquim Nabuco debateram e, dentre mais de 30 propostas criadas, aprovaram as 18 melhores ideias. Entre as propostas, algumas se destacaram, como tornar obrigatória a realização de testes psicológicos em cuidadores de crianças e idosos, ampliar o trabalho da polícia comunitária e o incentivo à criação de projetos culturais nos bairros. No segundo encontro, dia 14 de Agosto, foram definidas as nove propostas a serem levadas para a etapa regional e os nove representantes de Divinópolis.


Etapa Regional

No dia 21 de Agosto, a Câmara de Divinópolis recebeu a plenária regional do Parlamento Jovem. Nove estudantes de cada uma das cidades do polo Centro-Oeste - Divinópolis, Nova Serrana e Pains - debateram as propostas apresentadas na etapa municipal de cada cidade em uma plenária que teve início às 8h30 e estendeu-se até as 19 horas, dividida em duas partes. No período da manhã, as propostas encaminhadas pelas três cidades foram trabalhadas e chegou-se ao número de 15 ideias. Na parte da tarde, foi feita a votação das melhores sugestões até que restaram apenas 6 propostas a serem levadas para a etapa estadual, em Belo Horizonte. Foram escolhidos, ainda, os 3 representantes de cada cidade para a plenária estadual.


Etapa Estadual

Os estudantes Thainalli Dória Ribas, Danúbia Dias de Almeida e Felipe Ferreira Borges representaram Divinópolis na etapa estadual do PJ, realizada entre os dias 21 e 23 de Outubro em Belo Horizonte. Nos dois primeiros dias, os estudantes participaram de atividades de entrosamento, palestras e escolheram o tema do Parlamento Jovem de 2016: mobilidade urbana. Por fim, no dia 23 houve a última plenária do PJ, realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Os estudantes ocuparam as cadeiras dos Deputados Estaduais e escolheram as 18 melhores ideias que podem se tornar leis em todo o estado. O documento final foi recebido, no encerramento dos trabalhos, pela presidente da Comissão de Participação Popular, deputada Marília Campos.



Texto: Samuel Marques | Fotos: Geovany Corrêa / Liziane Ricardo / Samuel Marques / ALMG