Parlamento Jovem de Minas



O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual. A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação que permitem a vivência.

O projeto existe desde 2004 e é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), e a PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Em Divinópolis, o projeto ganhou a parceria da Escola do Legislativo Dr. Deusdedith Afonso Carrilho.

Divinópolis participou de quatro edições consecutivas do projeto, destacando-se como município ativo tanto na condução das oficinas de formação dos estudantes nas etapas municipais, quanto na condução do polo regional, do qual foi sede em três edições. Saiba mais sobre as participações de Divinópolis:


Edição 2018


Edição 2017


Edição 2016


Edição 2015









Texto: ALMG (adaptado)